Catálogo de contos tradicionais portugueses

Dia 6 de março
18h, Apresentação do livro "Catálogo de contos tradicionais portugueses", de Isabel Cardigos e João Paulo Correia.
Com apresentação de Sandra Boto.

Biblioteca Municipal de Tavira
Duração: 1h
Apta para todos os públicos
Idioma: Português
Entrada gratuita

Apresentação do ”Catálogo de Contos Tradicionais Portugueses”, compilado por dois académicos da Universidade do Algarve, Isabel Cardigos e Paulo Correia.
Este catálogo, compilado em dois volumes, classifica e descreve os contos publicados e inéditos, recolhidos desde o século XIX em mais de 300 concelhos de Portugal e ilhas.

Isabel Cardigos licenciou-se em filologia germânica e doutorou-se em 1996 no King’s College em Londres com uma tese sobre contos maravilhosos na tradição oral portuguesa. Em 1993, ingressou na Universidade do Algarve e fundou em 1995, com o professor J. J. Dias Marques , o Centro de Estudos Ataíde de oliveira (CEAO) dedicado ao estudo e recolha de literatura oral.
João Paulo Correia é licenciado em Antropologia e professor da disciplina na Universidade do Algarve. Em 1997 juntou-se a Isabel Cardigos, através do CEA, e desde então têm desenvolvido em conjunto o trabalho inédito, na área da investigação científica do conto de tradição oral.

A apresentação estará a cargo de Sandra Boto.
Sandra Boto licenciou-se em 2003 pela Universidade do Algarve em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses. Obteve em 2012 o Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, Especialidade de Estudos Literários, pela Universidade Nova de Lisboa, com uma bolsa de doutoramento concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É atualmente Professora Auxiliar Convidada da Universidade do Algarve. Desenvolve também um projeto de pós-doutoramento ao abrigo ...de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia dedicado à edição crítica do Romanceiro de Almeida Garrett em formato digital, acolhido pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e pelo Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra).
Para além da Universidade do Algarve, lecionou também na Universidad de Huelva (Espanha) entre 2005 e 2006, onde criou o Diploma de Português para Estrangeiros oferecido por essa instituição, ao abrigo de um protocolo com o Instituto Camões.
A sua principal área de investigação é, desde 2002, o estudo e a edição do romanceiro ibérico, mas tem igualmente trabalhado e publicado noutras áreas dos Estudos Literários. Participa regularmente em projetos de investigação e conta com múltiplas publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais.

É inserido na programação da 10ª edição da Maré de Contos que estarão na Biblioteca de Tavira três convidados a apresentar um livro e falar de contos.

Como explica João Paulo Correia “Um conto tradicional é uma memória narrativa sem autor, passada por tradição oral através dos tempos e que é identificável numa área cultural, no nosso caso, a área indo-europeia, onde circulam contos semelhantes entre si”.

Sem comentários:

Enviar um comentário