A Maré de Contos

A Associação Rock da Baixa Mar com a colaboração da Biblioteca Municipal de Tavira tem vindo a organizar, o encontro de contadores de histórias, Maré de Contos, que pretende ser um festival do contar na sua diversidade de expressões – ilustração, oralidade, leitura, encenação.

Não querendo deixar de marcar o calendário com a Maré de Contos e porque podemos estar juntos mesmo que ligados apenas por linhas de dados, este ano a Maré será totalmente virtual.

Decorrerá entre 26 e 28 de Março, com transmissão pela página do evento no Facebook, perseguindo o objetivo de juntar as pessoas em torno da palavra e dos contadores de histórias.

As histórias, os contos, são facilitadoras de sonhos e promovem o contacto com a palavra escrita e falada, permitindo a expressão criativa, o enriquecimento e formação pessoal.

Ler, contar, ouvir, reúne pessoas, fortalece laços e valores culturais que são partilhados.

Os dois grandes objetivos deste encontro são, divulgar novas possibilidades na relação de prazer com a leitura, com as histórias, o contar e ouvir, e os princípios pedagógicos associados a estas práticas; bem como lançar um trabalho de recolha do património oral do concelho / região, dinamizando e valorizando a sobrevivência cultural. A esta, está intrinsecamente ligada, a auto-estima de uma comunidade e a sua possibilidade de afirmação.

Desta forma pretendemos o envolvimento da comunidade local, fomentando o interesse por aspetos culturais e educativos.

Comentários

Mensagens populares